O termo IoT, ou Internet das Coisas, refere-se à rede coletiva de dispositivos conectados e à tecnologia que facilita a comunicação entre os dispositivos e a nuvem, bem como entre os próprios dispositivos. Graças ao advento de chips de computador baratos e telecomunicações de alta largura de banda, agora temos bilhões de dispositivos conectados à Internet. Isso significa que dispositivos do dia a dia, como escovas de dentes, aspiradores, carros e máquinas, podem usar sensores para coletar dados e responder de forma inteligente aos usuários.
A Internet das Coisas integra “coisas” cotidianas à Internet. Engenheiros de computação vêm adicionando sensores e processadores a objetos do cotidiano desde a década de 1990. No entanto, o progresso foi inicialmente lento porque os chips eram grandes e volumosos. Chips de computador de baixa potência chamados etiquetas RFID foram usados pela primeira vez para rastrear equipamentos caros. À medida que os dispositivos de computação diminuíram de tamanho, esses chips também se tornaram menores, mais rápidos e mais inteligentes ao longo do tempo.
O custo de integrar a capacidade computacional a pequenos objetos diminuiu consideravelmente. Por exemplo, você pode adicionar conectividade com recursos de serviços de voz Alexa a MCUs com menos de 1 MB de RAM incorporada, como interruptores de luz.
Todos esses “dispositivos de computação invisíveis” e a tecnologia associada a eles são coletivamente chamados de Internet das Coisas.
Por que a Internet das Coisas (IoT) é tão importante?
Nos últimos anos, a IoT se tornou uma das tecnologias mais importantes do século XXI. Agora que podemos conectar objetos do cotidiano - eletrodomésticos, carros, termostatos, babás eletrônicas - à Internet por meio de dispositivos incorporados, é possível uma comunicação perfeita entre pessoas, processos e outras coisas.Por meio da computação de baixo custo, nuvem, big data, análise avançada e tecnologias móveis, coisas físicas podem compartilhar e coletar dados com o mínimo de intervenção humana. Nesse mundo hiperconectado, os sistemas digitais podem gravar, monitorar e ajustar cada interação entre itens conectados. O mundo físico encontra o mundo digital, e eles trabalham em conjunto.
Quais tecnologias tornaram a IoT possível?
Algumas vantagens que a Internet das Coisas possibilita são:
2 - proporciona o uso eficiente dos recursos naturais e materiais;
3 - reduz os custos;
4 - automatiza as tarefas;
5 - melhora o monitoramento e a análise dos dados;
6 - aumenta a produtividade e a eficiência;
7 - possibilita a inovação e o desenvolvimento de novos produtos;
8 - aumenta a agilidade para acessar as informações.
Confira as principais desvantagens e impactos da IoT:
2 - aumento dos riscos de invasão de privacidade e de segurança cibernética;
3 - pode ocorrer exposição e violação de dados;
4 - dependência excessiva da tecnologia;
5 - impacto ambiental negativo por causa do lixo eletrônico;
6 - reduz o desempenho dos dispositivos.
Comentários
Postar um comentário