Pular para o conteúdo principal

Força elétrica X Força gravitacional



A diferença mais evidente entre elas é que a força gravitacional se relaciona com a massa dos corpos, enquanto a força elétrica se relaciona com as cargas elétricas. Uma outra diferença reside no fato de que a força gravitacional é sempre atrativa, enquanto que a elétrica pode ser atrativa ou repulsiva. Um pequeno detalhe que muitas vezes passa despercebido é que as interações gravitacionais não dependem do meio em que estão as massas, visto que que "G" é uma constante universal, ao passo que, as interações elétricas dependem da constante eletrostática que por sua vez depende do meio em que as cargas estão inseridas.

Vamos fazer uma comparação entre essas duas forças. Vejamos qual deve ser a relação entre as forças elétricas e gravitacionais que atuam entre o próton e o elétron de um átomo de hidrogênio.

A distância média entre ambos é r = 5,3 x 10⁻¹¹ m. A massa do próton é mp = 1,67x10⁻²⁷ kg, enquanto a do elétron é me = 9,11x10⁻³¹ kg. A constante gravitacional é G = 6,7x10-11 Nm²/kg²
Com esses dados podemos calcular a força gravitacional que atua entre as duas partículas. Vamos omitir as unidades no cálculo das forças. Vejamos:
forca_gravitacional
Para o cálculo da força elétrica, precisamos do módulo carga do próton, que é igual ao da carga do elétron: |e| = 1,6x10⁻¹⁹ C. A constante de Coulomb é k = 9,0x10 N.m²/C². Vejamos:
forca_eletrica
Calculando a razão entre as forças:
razao_entre_as_forcas
Logo, nesse caso a força elétrica é 10³⁹ vezes maior do que a força gravitacional.


Embora entre um próton e um elétron a força gravitacional seja extremamente pequena comparada com a força elétrica, a gravidade é que gera a força dominante entre objetos de grandes massas, como planetas e estrelas.



Referências:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10214/forcas.html
http://www.redescola.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=241:comparacao-de-forcas-&catid=42:documentos

Comentários

  1. Sinceramente, acho que essa fórmula para calcular a força elétrica e a força gravitacional não é adequada para distância muito pequenas, como o núcleo de um átomo. Como se calcula a força elétrica para distâncias menores que 10^-15?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a formula mostra que a força decai com o quadrado da distancia, ou seja quanto mais próximo, maior é a força. A relação usada aqui e em outras relações das forças fundamentais é pra mostrar principalmente que em níveis microscópios e nucleares, forças como a gravidade é totalmente desprezíveis.

      Excluir
  2. A atração eletrostática para a atração gravitacional entre um elétron e um próton é independente da distancia entre eles.
    |Fe/Fg|=(k.e²)/(G.me.mp)
    k: constante elétrica;
    G: constante gravitacional;
    e: carga elementar;
    mp: massa do próton;
    me: massa do elétron.

    ResponderExcluir
  3. formula mostra que a força decai com o quadrado da distancia, ou seja quanto mais próximo, maior é a força. A relação usada aqui e em outras relações das forças fundamentais é pra mostrar principalmente que em níveis microscópios e nucleares, forças como a gravidade é totalmente desprezíveis. alex e lais

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Black Mirror, uma série desconfortavelmente incrível!

Como conviver com os riscos da tecnologia? A série Black Mirror (literalmente “espelho negro” em inglês) é uma série de ficção científica britânica criada por Charlie Brooker. Se sustenta em contos que refletem o pior da tecnologia, mostrando que nem toda novidade traz somente benefícios para a sociedade. Atualmente produzida pela Netflix, conta com seis temporadas e é um sucesso mundial. Esse seriado tem como estratégia trazer episódios em uma antologia, ou seja, cada um é único e independente, não apresentando uma história linear. Considero uma das séries mais apocalípticas e interessantes já escritas para a TV, pois representa o reflexo do avanço tecnológico nas relações humanas e sociais com um leve teor sinistro e ominoso, levando para outro nível a velha discussão acerca dos limites das substituições humanas pelas máquinas. Estamos em 2023 e já deu para perceber que a evolução da tecnologia e o acesso fácil à informação não levaram à uma vida mais tranquila ou à elevação da cultu

Metaverso: mundo virtual que tenta replicar/simular a realidade através de dispositivos digitais.

     LEITURA     O  Metaverso é uma nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Na prática, é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas. Entusiastas veem no Metaverso a evolução da internet. Outros enxergam nele um risco para a privacidade, e uma “droga” viciante. Em breve vamos dialogar esse assunto com o professor Hiran de Sociologia...      A realidade virtual sempre esbarrou em um monte de “poréns” que afastam os potenciais consumidores destes dispositivos, que passam pelo conforto do dispositivo em si, experiências já disponíveis e  barreiras sociais desse tipo de aparelho.  A implantação dessa "utopia", no entanto, ainda depende do amadurecimento de algumas tecnologias, como o próprio 5G, além do equipamento que custa quase um rim. Responda as perguntas 1 e 2 no comentário dessa postagem: * não esqueça de se identificar com nome e turma. 1) Como (e quando) surgiu