Mesmo sem saber, diariamente você faz uso do sistema criado no século III a.C. que fez do Google um sucesso e tem diferentes aplicações.
O algoritmo é o conjunto de instruções e regras que um programa de computador (mas não apenas ele) possui para executar suas funções. O conceito é bastante simples e mesmo tarefas simples podem ser descritas na forma de algoritmos, até mesmo as do dia a dia. Um algoritmo é simplesmente uma "receita" para executarmos uma tarefa ou resolver algum problema. E como toda receita, um algoritmo também deve ser finito. Se seguirmos uma receita de bolo corretamente, conseguiremos fazer o bolo. A computação utiliza muito esse recurso, então se você pretende aprender programação, obviamente deve saber o que é algoritmo.
EXEMPLO DE ALGORITMO
Imagine o trabalho de um recepcionista de cinema, ele deve conferir os bilhetes e direcionar o cliente para a sala correta. Além disso, se o cliente estiver 30 minutos adiantado o recepcionista deve informar que a sala do filme ainda não está aberta. E quando o cliente estiver 30 minutos atrasado o recepcionista deve informar que a entrada não é mais permitida.
Qualquer pessoa que seguir esses passos executará a função do recepcionista do cinema. Concorda? É importante notar que o algoritmo tem um fluxo que pode seguir diferentes caminhos dependendo da situação em que se encontra. Outro aspecto interessante é que o algoritmo é finito, uma hora ele tem que acabar! Vejamos outro exemplo, dessa vez com uma representação visual: Como trocar uma lâmpada?Esta representação gráfica do algoritmo é chamada de fluxograma. Os losangos representam as decisões que são tomadas para executar um ou outro passo. Ao final, a lâmpada tem que estar funcionando.
Outros exemplos: https://www.devmedia.com.br/nocoes-basicas-de-algoritmo/26405
ALGORITMOS NA COMPUTAÇÃO: Todas as tarefas executadas pelo computador, são baseadas em Algoritmos. Logo, um algoritmo deve também ser bem definido, pois uma máquina que o executará. Uma calculadora por exemplo, para executar a operação de multiplicação, executa um algoritmo que calcula somas até um determinado número de vezes. Abaixo, um exemplo do algoritmo de multiplicação. Para facilitar, consideremos que os fatores da multiplicação são positivos.
Variável é um espaço alocado na memória para armazenar dados. No algoritmo, foram criadas 4 variáveis.
O símbolo "<-" representa uma atribuição de valor a uma variável. Por exemplo, (resultado <= resultado + numero1) atribui à variável resultado, o valor da própria variável resultado, acrescido do valor da variável numero1.
O comando "ler(numero1)", significa que o algoritmo está lendo o que o usuário digita e armazenando na variável numero1.
O comando Enquanto é uma estrutura de controle de fluxo do tipo "Estrutura de repetição".
O comando escrever (resultado) exibe na tela o valor da variável resultado.
Para os programadores, o desafio é escrever um comando ao computador que seja o mais simples e eficiente para responder a uma questão ou executar uma tarefa. Isso requer um amplo conhecimento sobre o processo a ser automatizado. "Senão, o desenvolvedor pode aplicar um método tão ruim que demora até se chegar à resposta", pondera Szwarcfiter. Para ilustrar a estratégia de desenvolvimento de um algoritmo para software, Todt usa o exemplo de uma agenda eletrônica de 1.024 contatos. Se o usuário procura um nome, a fórmula algorítmica mais ingênua ordenaria ao computador que verificasse se o primeiro nome na lista é o procurado. Em caso de respota negativa, passaria ao segundo nome. "Esta fórmula pode levar até 1.024 passos para chegar à resposta", avalia o professor. Ele sugere o seguinte formato de algoritmo: "A máquina pega o contato que está no meio da lista e se pergunta: o nome procurado está acima ou abaixo deste? Após a resposta, pega a metade que permaneceu e faz a mesma coisa. Assim, o computador vai encontrar o nome pesquisado em, no máximo, dez passos", diferencia Todt.
ATIVIDADE: Escreva em seu caderno o Algoritmo que te leva do seu quarto a sua escola.
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