Um panaroma ....
Ao longo das últimas décadas alguns apagões ocorreram no Brasil, seja por falta de geração de energia, ou falhas em sua transmissão. Veja um pouco da história dos apagões:
2018
Em 21 de março de 2018, uma queda de energia afetou todos os estados do Nordeste. Na época, a falta de energia elétrica afetou os estados do Maranhão e Tocantins e parcialmente no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Piauí e Pará.
A causa teria sido uma perturbação que gerou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.
2015
Em 2015, o apagão atingiu onze estados e mais o Distrito Federal no dia 19 de janeiro, devido ao consumo alto, falhas em linha de transmissão e produção no limite. Por volta das 15h, faltou energia em toda a Região Sul, nos quatro estados do Sudeste, na região Centro-Oeste e também em Rondônia.
2013
Todos os estados do Nordeste sofreram um apagão na tarde do dia 28 de agosto de 2013. Segundo o ministro de Minas e Energia, foi provocado por uma queimada no Piauí.
O apagão atingiu toda a região Nordeste a partir das 15h08, horário de Brasília. Segundo o ministério, o blecaute provocou o desligamento de duas linhas de transmissão paralelas e totalizou um corte de carga de 10.900 megawatts.
2010
Todos os estados do Nordeste enfrentaram um apagão parcial por aproximadamente 40 minutos na tarde do dia 10 de fevereiro. Segundo a Eletrobras, faltou energia por volta das 13h50 - horário local, uma hora a menos de Brasília por conta do horário de verão - e a situação foi normalizada por volta das 14h30.
2008
Após uma falha em uma subestação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), o apagão afetou 24 bairros de São Paulo no dia 4 de março. O blecaute causou o desligamento dos semáforos de várias avenidas importantes, como Paulista, Nove de Julho e Brasil. Faltou energia também na Vila Mariana e na região dos Jardins.
2005
A falha de um funcionário durante a operação do sistema elétrico na subestação de Cachoeira Paulista (SP) provocou o apagão que atingiu os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e parte de Minas Gerais. O incidente aconteceu no dia 1º de janeiro e afetou mais de 3 milhões de pessoas.
2001/2002
Nos últimos dois anos do governo Fernando Henrique Cardoso, os brasileiros conviveram com o risco de um grande apagão. Por conta dos investimentos insuficientes feitos no setor energético nos anos anteriores, somados à falta de chuvas, o país entrou em uma crise energética em junho de 2001. Várias medidas foram tomadas para cortar 20% dos gastos com energia e foi criado o Ministério do Apagão para gerenciar a crise.
Um novo apagão está à caminho do nosso país por falta de chuvas. Veja algumas imagens sobre o assunto:
ATIVIDADE (no caderno de ECG):
1) Explique o fenômeno El Niño.
2) Explique o fenômeno La Niña.
3) Com base nos gráficos acima, explique porque mesmo com os avanços das tecnologias verde de geração de eletricidade ainda corremos o risco de ficar sem energia elétrica em 2025.
Comentários
Postar um comentário