Ø Dia 24/11: Apresentação dos TRABALHOS no jogo narrado
O Jogo de Interpretação de Papéis é um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício. Os jogos de RPG* podem ser jogados de diversas formas. As mais comuns são através de atuação literal, na qual os jogadores agem, falam e se vestem como seus personagens, e o RPG de mesa, a forma mais famosa (e a primeira inventada) de RPG.
Angra 1 está situada na Praia de Itaorna, em Angra dos Reis, foi a primeira usina do programa nuclear brasileiro, que atualmente conta também com Angra 2 em operação, Angra 3 em construção, conforme o planejamento da Empresa de Pesquisa Energética - EPE.
Angra 3 será a terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), localizada na praia de Itaorna, em Angra dos Reis (RJ). Quando entrar em operação comercial, a nova unidade com potência de 1.405 megawatts, será capaz de gerar mais de 12 milhões de megawatts-hora por ano, energia suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante o mesmo período. Com Angra 3, a energia nuclear passará a gerar o equivalente a 60% do consumo do estado do Rio de Janeiro. Angra 3 é irmã gêmea de Angra 2. Ambas contam com tecnologia alemã Siemens/KWU (hoje, Framatome). As etapas de construção da unidade incluem as obras civis, a montagem eletromecânica, o comissionamento de equipamentos e sistemas e os testes operacionais.
A obra está 65% (fotografia) concluída e a expectativa é de que a Angra 3 entre em operação em novembro de 2027.
A primeira usina nuclear brasileira entrou em operação comercial em 1985 e opera com um reator de água pressurizada (PWR), o mais utilizado no mundo. Com 640 megawatts de potência, Angra 1 gera energia suficiente para suprir uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Porto Alegre ou São Luís.
Em usinas como as de Angra, a quantidade dessas barreiras de contenção é superior à que existia em Chernobyl. Primeiro, as pastilhas combustíveis têm uma estrutura molecular de barreira, para reter os produtos gerados na fissão, que são radioativos.
Estar perto do mar é importante, já que é preciso muita água para resfriar o sistema - vale dizer que essa água não entra em contato com a radioatividade.
Os rejeitos precisam ser separados de acordo com as formas físicas (sólido, líquido e gasoso) e acondicionados em recipientes apropriados, como tambores metálicos, bombonas plásticas ou outro tipo de contentor. Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo que varia de 50 a 300 anos.
TRABALHO: Juri simulado com interpretação de papeis (15 pts no total)
Vamos colocar em pratica o
que aprendemos ao longo do 3º bimestre!
Ø Até o dia 18/11: PARA ENTREGAR – 01 TRABALHO POR GRUPO (5 pts)
Cada um dos grupos deverá entregar um relatório escrito à mão sobre seu tema (estudos preparatórios para o debate). Além disso, TODOS alunos devem ter no caderno as informações coletadas para a produção do trabalho do grupo (5 pontos individuais).
Auxiliares:
GABRIEL DE LIMA LACERDA - faz tudo
EMANNUELY LUIZA GUIEIRO VILA REAL - 2B (Reporter - mídia)
MARIA EDUARDA SILVA NERES - 2B - faz tudo
ASHLEY CAROLLI SILVEIRA - 2B (Escrivã)
FABIANO SANTIAGO PEREIRA DA SILVA - 2B (Escrivão)
GUSTAVO HENRIQUE CESARIO DE OLIVEIRA - 3B (Policial)
CAETANO SANTIAGO GALISA DA SILVA - 2B (Policial)
· GRUPO 1: 3C
Corrente de pensamento: É
FAVORÁVEL à produção de Energia Nuclear.
Aspectos: Geopolítica e desenvolvimento
econômico.
· GRUPO 2: 3A
Corrente de pensamento: É DESFAVORÁVEL à produção de Energia Nuclear.
Aspectos: Riscos em geral \ Bomba Nuclear.
INTEGRANTES:
· GRUPO 3: 3B
Corrente de pensamento: É
FAVORÁVEL à produção de Energia Nuclear.
Aspectos: Capacidade de
geração energética (comparada) \ benefícios em geral.
INTEGRANTES:
AMANDA CRISTINA RODRIGUES DE SOUZA
ANA CLARA DUARTE FAUSTINO
BRUNA ELZA DE CARVALHO LUCIANO
CAROLINA BASTOS MENDONÇA
JULIANA VITORIA BITTENCOURT FLAUDIZO
MARIA EDUARDA FAGUNDES SILVA REIS
ANA LAURA MONTEIRO TEIXEIRA DE OLIVEIRA
· GRUPO 4: 2A
Corrente de pensamento: Preservação do Meio Ambiente.
Aspectos: Presidente da
associação comunitária (sociedade) + Greenpeace.
FELIPE GABRIEL PEREIRA CORREIA
·
GRUPO 5: 2A
Aspectos: Riscos em geral \ Bomba Nuclear.
GABRIEL ARAÚJO BATISTA
TAYNÁ MIRANDA DA SILVA
LAILA KAROLAINY DA SILVA
· GRUPO 6: 2B
Corrente de pensamento:
Necessidade de aumento da Matriz Energética Brasileira.
Aspectos: Ministério de Energia (Estado
+ União).
Engenheiro Nuclear: dados técnicos + domínios das técnicas de produção de energia.
INTEGRANTES:
ANA CLARA OLIVEIRA GOMES DE ABREU
ASHLEY CAROLLI SILVEIRA
DANIEL ROBERT CAVALCANTE ALBERGARIA DA CRUZ
DEIVISSON THIAGO BERNARDO DE OLIVEIRA
EMMANUEL HENRIQUE CELESTINO DE OLIVEIRA
HELOISE RAIANE CARDOSO SOUTO
VITOR DE JESUS GOMES
ISABELLA COELHO COSTA SANTOS
LETÍCIA CAROLINI DE QUEIRÓZ MATIAS
LUAN SILVA GOMES
LUÍS FILIPE DA SILVA SANTANA
MARIA EDUARDA PEREIRA LAGES
MIKAELE VIEIRA DORNELAS
NATHÁLIA EVANGELISTA BARBOSA DE ALMEIDA
VITOR LEONE RODRIGUES DA CUNHA
VITOR DE JESUS GOMES
· GRUPO 8: Juri – Irá propor uma alternativa à construção de Angra III: Usinas de Fusão Nuclear.
Corrente de pensamento: inicialmente neutra.
Relatório sobre a geração de energia elétrica por Fusão Nuclear.
Pausa ao final do julgamento.
Os jurados, após ouvirem os argumentos de todas as partes, apresentam sua
decisão final (votação com plaquinhas).
INTEGRANTES:
ARIANE D'LUAR GOMES DA SILVA - 3A
ANDERSON DIAS DA SILVA - 2A
SARAH CAMILLY CUSTÓDIO - 2A
THIERRY HELISSON DA SILVA PINHEIRO - 2A
· GRUPO 9: Demais usinas e tipos de transformações de energia em Energia Elétrica – alunos que não se encaixaram em nenhum outro grupo.
Corrente de pensamento: neutra.
Falar sobre as outras Usinas Elétricas e de tecnologias atuais e disruptivas (futuro).
Porque construir mais das outros usinas e menos usinas nucleares ??
https://open.spotify.com/episode/56S7yCmnM0LP96qdMIpXId?si=65c2777fd1024cfb
https://open.spotify.com/episode/74awPqx1VUeesh9sJHmbl2?si=2f9c2d46e7a74605
GABRIELLA STEFANNY MARTINS MANSUR - 2B
IZABELA GOMES DE JESUS - 2B
KAUÃ GABRIEL DE OLIVEIRA PEREIRA - 2B
· GRUPO 10: Nikola Tesla – alunos que não se encaixaram em nenhum grupo.
Corrente de pensamento: neutra.
https://www.youtube.com/watch?v=GE7A3pbNc88
https://www.youtube.com/watch?v=bFaepRmMYc0
Comentários
Postar um comentário