Pular para o conteúdo principal

FEIRA DE CIÊNCIAS


FEIRA DE CIÊNCIAS – E.E Nossa Senhora Aparecida - 2019

- Cada turma deve formar grupos de no máximo 8 alunos.
- Cada aluno do grupo deve entregar seu relatório experimental (TRABALHO do 3
º bimestre) até o dia 27 de setembro.



EXPERIMENTOS 1º ANO – Ensino Médio
  1. Conservação da Energia Mecânica:
    http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/mec28.htm
    https://www.youtube.com/watch?v=pXtVUobPQLs
  2. Lata Yo-Yo:
    https://drive.google.com/file/d/0B0FAL40WljufeWl6TmluLTYwdFk/view
    https://youtu.be/o3sPxxJ3QoI?t=138
  3. Energia de Movimento:
    http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/mec32.htm
    https://www.youtube.com/watch?v=VONNLpCEVzI
  4. Bate e volta:
    https://drive.google.com/file/d/0B0FAL40WljufYUpnWktWTFgtTHc/view
    https://www.youtube.com/watch?v=pXtVUobPQLs
  5. Pontes elevadiças:
    https://www.youtube.com/watch?v=vZLUzu6_xmc

    https://drive.google.com/open?id=1YVeO1hp_RpNiO5tJ2Y8Q7vMSn_eG5uUk
  6. Cama de pregos:
    https://drive.google.com/open?id=1hwF3X134FM-xdAwfp3CjI0vTHkvi9b5H

    https://www.youtube.com/watch?v=kBr8UHVb8Bw
  –

EXPERIMENTOS 2º ANO – Ensino Médio
  1. Câmara escura:
    http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/opt10.htm
    https://www.youtube.com/watch?v=9JBs4T-sd6E
  2. Disco de Newton:
    http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/opt12.htm
    https://www.youtube.com/watch?v=LlKeTEzYrjo
    https://www.youtube.com/watch?v=Ala7813u3Zg
  3. Associação de espelhos planos:
    http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/opt04.htm

    https://www.youtube.com/watch?v=OVINyEUmzls
    https://www.youtube.com/watch?v=SbkMKMNRoD0
  4. Periscópio:
    https://drive.google.com/file/d/0B0FAL40WljufaGlna1k5YV9naEU/view

    https://www.youtube.com/watch?v=c_RwuNIdhqE
  5. Fantasma atrás do espelho:
    https://www.youtube.com/watch?v=DlDk84OAVuM

    https://www.youtube.com/watch?v=sdEWuV6pt9E
    https://drive.google.com/open?id=1Lz23ZWNF98lQZ-Zw_3IEYuP2a7IWItcH

EXPERIMENTOS 3º ANO – Ensino Médio

  1. Motorzinho elétrico:
    https://drive.google.com/file/d/0B0FAL40WljufRFhTNTVLQURVOUU/view
    https://www.youtube.com/watch?v=7qlxnqJtCzc
    https://www.youtube.com/watch?v=pXtVUobPQLs
  2. Fio que vira ímã:
    https://drive.google.com/open?id=1bJApGuDzxCtHoGa6H7cOtD9iWaY2MiB0
    https://www.youtube.com/watch?v=j2kHpzP7elQ
    https://www.youtube.com/watch?v=pXtVUobPQLs
  3. Freio magnético:
    http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=6003
    https://drive.google.com/open?id=1cx4qdkOaI09jCIvTd3Es5zqFerOdXksu
    https://youtu.be/Z8FhedeIa7o
    https://www.youtube.com/watch?v=5EjavZcWy6Y
    https://www.youtube.com/watch?v=_p1oV6sVpo4
  4. Energia Wireless:
    https://www.peteletricaufu.com/static/ceel/doc/artigos/artigos2016/ceel2016_artigo008_r01.pdf
    https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_revista_pdf.pdf
    https://youtu.be/d7InRZokfzY
    https://www.youtube.com/watch?v=sMfAotrPEkI&feature=youtu.be









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Força elétrica X Força gravitacional

A diferença mais evidente entre elas é que a força gravitacional se relaciona com a massa dos corpos, enquanto a força elétrica se relaciona com as cargas elétricas. Uma outra diferença reside no fato de que a força gravitacional é sempre atrativa, enquanto que a elétrica pode ser atrativa ou repulsiva. Um pequeno detalhe que muitas vezes passa despercebido é que a s interações gravitacionais não dependem do meio em que estão as massas, visto que que "G" é uma constante universal, ao passo que, as interações elétricas dependem da constante eletrostática que por sua vez depende do meio em que as cargas estão inseridas. Vamos fazer uma comparação entre essas duas forças. Vejamos qual deve ser a relação entre as forças elétricas e gravitacionais que atuam entre o próton e o elétron de um átomo de hidrogênio. A distância média entre ambos é r = 5,3 x 10 ⁻¹¹ m . A massa do próton é mp = 1,67x10 ⁻²⁷ kg , enquanto a do elétron é me = 9,11x10 ⁻³¹ kg . A constante gravi

Black Mirror, uma série desconfortavelmente incrível!

Como conviver com os riscos da tecnologia? A série Black Mirror (literalmente “espelho negro” em inglês) é uma série de ficção científica britânica criada por Charlie Brooker. Se sustenta em contos que refletem o pior da tecnologia, mostrando que nem toda novidade traz somente benefícios para a sociedade. Atualmente produzida pela Netflix, conta com seis temporadas e é um sucesso mundial. Esse seriado tem como estratégia trazer episódios em uma antologia, ou seja, cada um é único e independente, não apresentando uma história linear. Considero uma das séries mais apocalípticas e interessantes já escritas para a TV, pois representa o reflexo do avanço tecnológico nas relações humanas e sociais com um leve teor sinistro e ominoso, levando para outro nível a velha discussão acerca dos limites das substituições humanas pelas máquinas. Estamos em 2023 e já deu para perceber que a evolução da tecnologia e o acesso fácil à informação não levaram à uma vida mais tranquila ou à elevação da cultu

Metaverso: mundo virtual que tenta replicar/simular a realidade através de dispositivos digitais.

     LEITURA     O  Metaverso é uma nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Na prática, é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas. Entusiastas veem no Metaverso a evolução da internet. Outros enxergam nele um risco para a privacidade, e uma “droga” viciante. Em breve vamos dialogar esse assunto com o professor Hiran de Sociologia...      A realidade virtual sempre esbarrou em um monte de “poréns” que afastam os potenciais consumidores destes dispositivos, que passam pelo conforto do dispositivo em si, experiências já disponíveis e  barreiras sociais desse tipo de aparelho.  A implantação dessa "utopia", no entanto, ainda depende do amadurecimento de algumas tecnologias, como o próprio 5G, além do equipamento que custa quase um rim. Responda as perguntas 1 e 2 no comentário dessa postagem: * não esqueça de se identificar com nome e turma. 1) Como (e quando) surgiu