Os óculos com lentes coloridas não são apenas acessórios para compor um visual diferenciado. As cores agem como filtros ou barreiras para determinadas faixas de luz, protegendo os olhos e eliminando reflexos ou interferências. Os filtros coloridos podem ser aplicados em lentes de qualquer marca. AMARELO: Também conhecidas como Night Drive, as lentes amarelas podem fazer uma grande diferença na hora de dirigir. De acordo com a Polícia Federal, 30% dos acidentes de carro ocorrem entre 17h e 20h. Neste período, a luz do sol muda rapidamente, provocando um fenômeno chamado lusco-fusco, que dificulta a acomodação visual. Os óculos com filtro amarelo transmitem o máximo de luminosidade, ajudando os motoristas a enxergar com mais clareza durante o entardecer e a noite. AZUL: A lente azul (Vídeo Filter) diminui o cansaço visual de quem passa muitas horas diante do computador, e também é indicada para praticar esportes em locais onde há muito verde. CINZA: Cor ideal para dirigir sob neblina, pois diminui o desconforto causado pelo excesso de cor branca e aumenta os contrastes. LARANJA: Indicada para os dias parcialmente nublados, pois aumenta o contraste das cores. VERDE: Um dos filtros mais confortáveis e que oferece alta fidelidade de cores, esteve presente no original do modelo aviador, batizado de Ray-Ban. VERMELHO: É indicada para a presença de neve, muito utilizada em óculos e máscaras para prática de esportes de inverno. MARROM: Acomoda bem os olhos em dias em que há grande variação de luz (dias ensolarados que se tornam nublados e vice-versa).
Lembre-se de que filtros são materiais que permitem a passagem apenas da luz da cor da qual eles são feitos. Ou seja, para por exemplo diminuir a intensidade de luz verde, deve-se aplicar um filtro que não contenha em sua composição a cor verde, pois os filtros que possuem verde em sua composição deixarão passar luz verde.
E os escuros?
Há quatro coisas que um bom óculos de sol deve fazer por você:
Proporcionar proteção contra os raios ultravioleta da luz solar – a luz ultravioleta (UV) prejudica a córnea e a retina.
Proporcionar proteção contra luz intensa – quando o olho recebe muita luz, ele naturalmente fecha a íris. Uma vez fechada, a íris no seu máximo possível, a próxima etapa é apertar os olhos. Se ainda houver muita luz, como pode haver quando a luz solar está refletindo na neve, o resultado é dano à retina. Bons óculos de sol podem bloquear a luz que entra nos olhos até em 97 %, evitando danos;
Proporcionar proteção contra clarões- certas superfícies, como a água, podem refletir uma grande quantidade de luz, e os pontos brilhantes podem distrair ou esconder objetos. Bons óculos de sol podem eliminar completamente este tipo de claridade usando polarização;
Óculos de sol eliminam frequências específicas do espectro da luz que podem borrar a visão, e outras que podem aprimorar o contraste. Escolher a cor adequada para seus óculos de sol permite que eles trabalhem melhor em situações específicas.
Eu passo bem com o meu. rs.
Comentários
Postar um comentário