Se você dirige, sabe que é preciso ter muita atenção com o ponto cego dos retrovisores ao realizar uma mudança de faixa.
Pontos cegos de um veículo são zonas não visíveis para o motorista. Elas não são cobertas por nenhum dos espelhos nem visíveis diretamente, estando geralmente escondidas por alguma parte do veículo ou em um ângulo que não é visualizado nos espelhos.
Pontos cegos de um veículo são zonas não visíveis para o motorista. Elas não são cobertas por nenhum dos espelhos nem visíveis diretamente, estando geralmente escondidas por alguma parte do veículo ou em um ângulo que não é visualizado nos espelhos.
"Olhei, não tinha carro nenhum, mas quando eu joguei, do nada surgiu um motoqueiro. Do nada", lembra o motorista Elias de Souza.
A moto não surgiu do nada. Ela só estava numa área conhecida como ponto cego. Fica bem ao lado do carro, só que fora do campo de visão dos motoristas. Isso acontece com todos os tipos de veículos. Mas o risco de acidentes aumenta quando os espelhos retrovisores estão mal regulados.
O carro vermelho se encontra em um ponto cego para o motorista do carro azul.
Espelhos auxiliares ajudam muito a reduzir esses pontos cegos. Veja:
São espelhos convexos que ampliam o campo de visão e podem lhe poupar muita dor de cabeça. E o melhor de tudo: custam menos de R$10!
Logo, não tem a ver com a imagem imprópria formada quando o objeto se encontra em cima do foco de um espelho côncavo, até porque a maioria dos espelhos retrovisores são espelhos planos, mas sim com a não reflexão para os olhos do motorista, uma vez que a luz vinda do veículo que se encontra no ponto cego não chega ao retrovisor do carro do motorista.
Selecionei algumas novas tecnologias que podem cair no ENEM:
Retrovisores multifocais:
http://drexel.edu/now/news-media/releases/archive/2012/June/Drivers-Side-Mirror-With-No-Blind-Spot-Receives-US-Patent/
Volkswagen Side Assist:
http://www.volkswagen.co.uk/technology/proximity-sensing/side-assist
A moto não surgiu do nada. Ela só estava numa área conhecida como ponto cego. Fica bem ao lado do carro, só que fora do campo de visão dos motoristas. Isso acontece com todos os tipos de veículos. Mas o risco de acidentes aumenta quando os espelhos retrovisores estão mal regulados.
O carro vermelho se encontra em um ponto cego para o motorista do carro azul.
Espelhos auxiliares ajudam muito a reduzir esses pontos cegos. Veja:
São espelhos convexos que ampliam o campo de visão e podem lhe poupar muita dor de cabeça. E o melhor de tudo: custam menos de R$10!
Logo, não tem a ver com a imagem imprópria formada quando o objeto se encontra em cima do foco de um espelho côncavo, até porque a maioria dos espelhos retrovisores são espelhos planos, mas sim com a não reflexão para os olhos do motorista, uma vez que a luz vinda do veículo que se encontra no ponto cego não chega ao retrovisor do carro do motorista.
Selecionei algumas novas tecnologias que podem cair no ENEM:
Retrovisores multifocais:
http://drexel.edu/now/news-media/releases/archive/2012/June/Drivers-Side-Mirror-With-No-Blind-Spot-Receives-US-Patent/
Volkswagen Side Assist:
http://www.volkswagen.co.uk/technology/proximity-sensing/side-assist
Ford BLIS (Blind Spot Information System):
http://corporate.ford.com/doc/BLIS.pdf
Olá, tudo bem? Por R$10,00, encontram-se somente acessórios colados no próprio retrovisor externo, pouco recomendado.
ResponderExcluirO que aparece na imagem é um produto único no Brasil, patenteado, Tecnologia 100% Nacional. Instalado dentro do veículo, é exclusivo para ponto cego do veículo em vias de transito. https://www.youtube.com/watch?v=sYc0vW3nM3M