Pular para o conteúdo principal

Mais sobre espelhos planos

Qualquer superfície lisa ou polida funciona como um espelho. Ao passar verniz em uma mesa, por exemplo, você estará depositando sobre a mesa, uma camada de um material cuja superfície é realmente lisa. Assim, a mesa envernizada reflete grande parte da luz que incide nela de maneira regular e definida, permitindo até a formação de imagens bem nítidas. Mesmo um meio transparente, como a vidraça de uma janela, ou a superfície da água, reflete um pouco de luz, de modo que, em certas circunstâncias de iluminação, elas funcionam como um espelho plano.Espelhos planos de boa qualidade refletem a luz tão bem e de modo regular, que, em alguns casos, não percebemos a existência do espelho, mas apenas a imagem formada por ele; assim temos a impressão de estarmos vendo o próprio objeto (veja Figura 01). Esse efeito é explorado em alguns estabelecimentos comerciais, cujo espaço físico é pequeno. Nesse caso, espelhos são colocados nas paredes do estabelecimento, para dar a impressão de um espaço físico maior.



Fig.01 – Dois carrinhos com um espelho posicionado entre eles.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Força elétrica X Força gravitacional

A diferença mais evidente entre elas é que a força gravitacional se relaciona com a massa dos corpos, enquanto a força elétrica se relaciona com as cargas elétricas. Uma outra diferença reside no fato de que a força gravitacional é sempre atrativa, enquanto que a elétrica pode ser atrativa ou repulsiva. Um pequeno detalhe que muitas vezes passa despercebido é que a s interações gravitacionais não dependem do meio em que estão as massas, visto que que "G" é uma constante universal, ao passo que, as interações elétricas dependem da constante eletrostática que por sua vez depende do meio em que as cargas estão inseridas. Vamos fazer uma comparação entre essas duas forças. Vejamos qual deve ser a relação entre as forças elétricas e gravitacionais que atuam entre o próton e o elétron de um átomo de hidrogênio. A distância média entre ambos é r = 5,3 x 10 ⁻¹¹ m . A massa do próton é mp = 1,67x10 ⁻²⁷ kg , enquanto a do elétron é me = 9,11x10 ⁻³¹ kg . A constante gravi...

Gaiola de Faraday

Alunos, como eu tinha dito estou postando o vídeo que exibi em sala mais a explicação do experimento que realizei com o celular.

Sentido real e sentido convencional da Corrente Elétrica

Como sabemos, a corrente elétrica percorre todo o circuito elétrico. No entanto existem dois sentidos para a corrente, o convencional e o real. O sentido convencional foi o sentido que os físicos atribuíram à corrente elétrica a muito tempo atrás, antes mesmo da descoberta dos elétrons. Nele quem se move são as cargas positivas. Este sentido começa do pólo positivo e vai ao pólo negativo da pilha. O sentido real da corrente é o movimento real que os elétrons fazem no circuito. Este sentido começa do pólo  negativo e vai ao  pólo  positivo . Quando o exercício não informar nada sobre o sentido da corrente elétrica, use o sentido convencional. Só lembrando que as equações da eletrodinâmica podem ser usadas da mesma forma em ambos os sentidos da corrente elétrica.