Pular para o conteúdo principal

Novo Cronograma

Queridos alunos, como não estou conseguindo andar rápido com o conteúdo, tive que fazer uma pequena alteração em nosso cronograma.

DATA
TEMA
08/08/2013
Aula Introdutória.
15/08/2013
Recesso.
22/08/2013
Campo Magnético; Imãs; Bússolas; Campo Magnético Terrestre; Domínios Magnéticos.
29/08/2013
Experiência de Oersted; Vetor Campo Magnético; Regra da Mão Direita; Força magnética sobre cargas elétricas em movimento; Regra do Tapa.
05/09/2013
Força Magnética em um Condutor; Movimento de uma carga pontual em um campo magnético uniforme.
12/09/2013
Eletroímãs; Fluxo Magnético.
19/09/2013
Indução Eletromagnética; Lei de Lenz; Transformadores.
26/09/2013
Raios e Feixes de Luz; Reflexão da Luz; Espelhos Planos.
03/10/2013
Espelhos Esféricos.
10/10/2013
Refração da Luz.
17/10/2013
Dispersão da Luz; Fenômenos relacionados.
24/10/2013
Lentes Esféricas.
Aula Extra
Instrumentos Ópticos Simples.
  
 Não sei se conseguirei dar a Aula Extra e por isso talvez não veremos os Instrumentos Ópticos, mas não se preocupem; se isso acontecer eu envio um material de estudo para vocês!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Força elétrica X Força gravitacional

A diferença mais evidente entre elas é que a força gravitacional se relaciona com a massa dos corpos, enquanto a força elétrica se relaciona com as cargas elétricas. Uma outra diferença reside no fato de que a força gravitacional é sempre atrativa, enquanto que a elétrica pode ser atrativa ou repulsiva. Um pequeno detalhe que muitas vezes passa despercebido é que a s interações gravitacionais não dependem do meio em que estão as massas, visto que que "G" é uma constante universal, ao passo que, as interações elétricas dependem da constante eletrostática que por sua vez depende do meio em que as cargas estão inseridas. Vamos fazer uma comparação entre essas duas forças. Vejamos qual deve ser a relação entre as forças elétricas e gravitacionais que atuam entre o próton e o elétron de um átomo de hidrogênio. A distância média entre ambos é r = 5,3 x 10 ⁻¹¹ m . A massa do próton é mp = 1,67x10 ⁻²⁷ kg , enquanto a do elétron é me = 9,11x10 ⁻³¹ kg . A constante gravi...

Gaiola de Faraday

Alunos, como eu tinha dito estou postando o vídeo que exibi em sala mais a explicação do experimento que realizei com o celular.

Sentido real e sentido convencional da Corrente Elétrica

Como sabemos, a corrente elétrica percorre todo o circuito elétrico. No entanto existem dois sentidos para a corrente, o convencional e o real. O sentido convencional foi o sentido que os físicos atribuíram à corrente elétrica a muito tempo atrás, antes mesmo da descoberta dos elétrons. Nele quem se move são as cargas positivas. Este sentido começa do pólo positivo e vai ao pólo negativo da pilha. O sentido real da corrente é o movimento real que os elétrons fazem no circuito. Este sentido começa do pólo  negativo e vai ao  pólo  positivo . Quando o exercício não informar nada sobre o sentido da corrente elétrica, use o sentido convencional. Só lembrando que as equações da eletrodinâmica podem ser usadas da mesma forma em ambos os sentidos da corrente elétrica.