Mazur estudou física e astronomia da Universidade de Leiden. Após dois anos de sua pós-graduação, foi oferecido a ele um cargo de professor assistente na Universidade de Harvard. Em 1987 ele foi promovido a professor adjunto e obteve a posse três anos depois, em 1990. Mazur atualmente ocupa uma cadeira como Balkanski professor de Física e Física Aplicada em conjunto na escola de Harvard da Engenharia e Ciências Aplicadas e do Departamento de Física.
Em 1991, Mazur começou a desenhar uma estratégia instrucional no ensino da educação chamado de pares. Em 1997, ele publicou um livro chamado Peer Instruction: Um Manual do Usuário que fornece detalhes sobre essa estratégia.
Disponibilizo em formato pdf entrevista cedida ao Gazeta de Física no ano de 2003.
Resumo:
"Podemos e devemos tratar a educação como uma
ciência. Eu encaro os dados das minhas experiências
laboratoriais da mesma maneira que trato os
resultados das minhas aulas, que também são um
laboratório", afirma Eric Mazur, professor de Física
na Universidade de Harvard, criador de um método
"experimental" de ensinar que "devolve" aos
alunos a decisão de estabelecer os conteúdos da
aula seguinte.Tendo abandonado a dada altura os
métodos tradicionais de transmissão de conhecimentos,
Mazur rompeu com a ideia, adoptada em
todo o mundo, de que "as aulas de ciências são
transferência de informação". Retirou a transferência
de informação da sala de aula dizendo aos alunos,
por exemplo, coisas tão simples como estudarem
um assunto em casa para posteriormente o discutirem
na aula. Recorrendo à chamada aprendizagem
conceptual, faz com que os alunos se tornem os
seus próprios professores. Para estes está, segundo
Mazur, reservado o papel do "treinador": "Ensinar é
apenas ajudar a aprender e é esse o meu papel
como professor".
ciência. Eu encaro os dados das minhas experiências
laboratoriais da mesma maneira que trato os
resultados das minhas aulas, que também são um
laboratório", afirma Eric Mazur, professor de Física
na Universidade de Harvard, criador de um método
"experimental" de ensinar que "devolve" aos
alunos a decisão de estabelecer os conteúdos da
aula seguinte.Tendo abandonado a dada altura os
métodos tradicionais de transmissão de conhecimentos,
Mazur rompeu com a ideia, adoptada em
todo o mundo, de que "as aulas de ciências são
transferência de informação". Retirou a transferência
de informação da sala de aula dizendo aos alunos,
por exemplo, coisas tão simples como estudarem
um assunto em casa para posteriormente o discutirem
na aula. Recorrendo à chamada aprendizagem
conceptual, faz com que os alunos se tornem os
seus próprios professores. Para estes está, segundo
Mazur, reservado o papel do "treinador": "Ensinar é
apenas ajudar a aprender e é esse o meu papel
como professor".
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