Pular para o conteúdo principal

O ímpeto criador do ser humano.

Alvo de discussão em minhas aulas de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais essa semana e semana passada: A ciência da Educação. Bom, deixo um texto de Paulo Freire como sendo minha conclusão sobre essas aulas.

Em toda pessoa existe um ímpeto criador. O ímpeto de criar nasce da inconclusão do ser humano. A educação é mais autêntica quanto mais desenvolve este ímpeto ontológico de criar. A educação deve ser desinibidora e não restritiva. É necessário darmos oportunidade para que os educandos sejam eles mesmos.

Caso contrário domesticamos, o que significa a negação da educação. Um educador que restringe os educandos a um plano pessoal impede-os de criar. Muitos acham que o aluno deve repetir o que o professor diz na classe. Isso significa tomar o sujeito como instrumento.

O desenvolvimento de uma consciência crítica que permite ao ser humano transformar a realidade se faz cada vez mais urgente. Na medida em que as pessoas, dentro da sua sociedade, vão temporalizando os espaços geográficos e vão fazendo história pela sua própria atividade criadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Força elétrica X Força gravitacional

A diferença mais evidente entre elas é que a força gravitacional se relaciona com a massa dos corpos, enquanto a força elétrica se relaciona com as cargas elétricas. Uma outra diferença reside no fato de que a força gravitacional é sempre atrativa, enquanto que a elétrica pode ser atrativa ou repulsiva. Um pequeno detalhe que muitas vezes passa despercebido é que a s interações gravitacionais não dependem do meio em que estão as massas, visto que que "G" é uma constante universal, ao passo que, as interações elétricas dependem da constante eletrostática que por sua vez depende do meio em que as cargas estão inseridas. Vamos fazer uma comparação entre essas duas forças. Vejamos qual deve ser a relação entre as forças elétricas e gravitacionais que atuam entre o próton e o elétron de um átomo de hidrogênio. A distância média entre ambos é r = 5,3 x 10 ⁻¹¹ m . A massa do próton é mp = 1,67x10 ⁻²⁷ kg , enquanto a do elétron é me = 9,11x10 ⁻³¹ kg . A constante gravi

Metaverso: mundo virtual que tenta replicar/simular a realidade através de dispositivos digitais.

     LEITURA     O  Metaverso é uma nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Na prática, é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas. Entusiastas veem no Metaverso a evolução da internet. Outros enxergam nele um risco para a privacidade, e uma “droga” viciante. Em breve vamos dialogar esse assunto com o professor Hiran de Sociologia...      A realidade virtual sempre esbarrou em um monte de “poréns” que afastam os potenciais consumidores destes dispositivos, que passam pelo conforto do dispositivo em si, experiências já disponíveis e  barreiras sociais desse tipo de aparelho.  A implantação dessa "utopia", no entanto, ainda depende do amadurecimento de algumas tecnologias, como o próprio 5G, além do equipamento que custa quase um rim. Responda as perguntas 1 e 2 no comentário dessa postagem: * não esqueça de se identificar com nome e turma. 1) Como (e quando) surgiu

Gaiola de Faraday

Alunos, como eu tinha dito estou postando o vídeo que exibi em sala mais a explicação do experimento que realizei com o celular.